sexta-feira, 7 de março de 2014

FÍSTULA ANAL / ABCESSO PERIANAL/ FISSURA ANAL - Tratamento com Biomagnetismo/ Bioenergia Magnética


O QUE É FÍSTULA ANAL?

Fístula anal é um trajeto (um túnel) composto de um orifício externo localizado na pele da região perianal e um orifício interno localizado no canal anal.

As fístulas anais se formam a partir da evoluçào de um abscesso perianal. O abscesso perianal, que tem sua origem no exterior do canal anal, forma uma coleção de pus e esse acúmulo de pus pode exteriorizar-se, por drenagem cirúrgica ou espontaneamente, para a região de pele próxima ao ânus. O trajeto que se forma unindo o canal anal (orifício interno) e região perianal (orifício externo) constitui a fístula anal.

As fístulas anais, presentes em uma região permanentemente contaminada leva à inflamação constante e consequente produção de pus que se acumula no trajeto da fístula e sai, espontaneamente, pelo orifício externo.

O paciente portador de fístula anal apresenta, constantemente, secreção purulenta na região perianal. Ocasionalmente o orifício externo cicatriza, dando a impressão de que o problema terminou, porém como o orifício interno e o trajeto da fístula não cicatrizam a secreção se acumula e essa pressão rompe a cicatriz do orifício externo, abrindo-o novamente, ou um novo orifício externo surge, seguido pela drenagem de uma secreção com sangue e pus.

Normalmente a presença de secreção perianal purulenta, contínua ou intermitente que surge depois de um episódio de abscesso perianal significa um quadro de fístula anal. Porém a fístula anal pode significar a manifestação de outras doenças prctológicas, portanto o correto diagnóstico é necessário para um bom tratamento.

fissura anal consiste em uma lesão na área do ânus, que se caracteriza pela presença de uma ruptura no epitélio anal. Esta lesão pode estender-se para o interior do ânus em certos casos.

Dentre as patologias que acometem o ânus, a fissura anal é uma das mais comuns, levando a um desconforto que varia de intensidade de acordo com o grau da lesão.

Esta lesão é resultante de algum trauma na região anal, habitualmente associado a certos fatores, como:
  • Constipação intestinal, em decorrência da passagem de fezes volumosas e ressecadas;
  • Evacuação constante;
  • Diarréia;
  • Sexo anal;
  • Dieta com pouca fibra e rica em gordura;
  • Doenças inflamatórias do intestino, como, por exemplo, retocolite ulcerativa e doença de Crohn.
O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico. O primeiro apresenta resultados satisfatórios em casos de fissuras anais agudas, é feito por meio da adoção de uma dieta rica em fibras, suplementos de fibras, banhos de assento com água quente e pomadas analgésicas/anestésicas. 

Com relação ao tratamento das fissuras anais crônicas, existe uma técnica denominada esfincterotomia química, caracterizada pelo relaxamento do esfíncter interno do ânus através do uso de pomadas, cremes e substâncias injetáveis. Este relaxamento visa elevar o fluxo sanguíneo da região, reduzindo os espasmos musculares do ânus, aumentando assim as chances de cicatrização da fissura anal crônica. O que nem sempre acontece!!

Com o Biomagnetismo/ Bioenergia Magnética o alivio da dor é imediato a a cicatrização começa imediatamente e em questão de dias esta completamente cicatrizado e o melhor é que nāo volta se formar novamente.
a técnica utiliza pares de imās com polaridades negativa e positiva colocados em pontos protocolares. As sessões duram em média 1 hora a 1 hora e 1/2, normalmente 1 vez por semana. Sāo necessárias 2 a 3 sessões para eliminar as causas das fístulas/ fissuras e abcessos anais. É uma técnica totalmente segura e nāo invasiva.



Cássia Marcelo - biodesign_consultoria@hotmail.com
Formação Góiz / México 2011
Formação José Cruz Casillas / Brasil - janeiro 2012
Extensão José Cruz Casillas / Brasil - Julho 2012
Extensão Mena Flores / Argentina 2012
Extensão José Cruz Casillas / Janeiro 2013
Instrutora e Coordenadora de Curso BEM- BIOENERGIA MAGNÉTICA
Fontes:
http://www.coloprocto.com.br/Artigos/Fissura-anal.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fissura_anal
http://www.drfernandovalerio.com.br/fissura_anal.htm
http://www.colorretal.com.br/index.php/2011/04/15/fissura-anal-2/
http://www.infoescola.com/proctologia/fissura-anal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário