domingo, 14 de dezembro de 2014

RECEITAS CASEIRAS E FÁCEIS PARA PROBLEMAS DIÁRIOS




Brincos

Na orelha
encontramos todos os pontos de acupuntura do organismo. Como os brincos são de metal ou têm pino de metal, atuam sobre os pontos de acupuntura. Ao perfurar a orelha, muitas vezes, ferimos o ponto que corresponde ao olho, afetando a visão, exigindo, assim, o uso de óculos. (Erik John)



Remédio contra tosse
Picamos uma grande cebola roxa e colocamos em um jarro de vidro. Adicionamos mel suficiente para cobrir a cebola completamente. Adicionamos o suco de meio limão. Mexemos e deixamos a mistura até o dia seguinte. De manhã, a mistura estará menos viscosa e, depois de peneirar as cebolas pequenas, aquecemos e tomamos pequenos goles quantidades do suco durante o dia para aliviar a tosse seca irritante.

Para tosse
Compressas com batata aliviam a tosse nas crianças. Cozinhamos três batatas, amassamos com a casca e embrulhamos em um pano. Depois colocamos sobre o peito e cobrimos com um pano de lã. Com isso desaparece mesmo uma tosse muito forte!

Cebola e resfriadoUm remédio caseiro antigo contra resfriado é o seguinte: coloque à noite, no criado mudo, uma cebola partida ao meio, com a face cortada para cima.

A milagrosa romã
Se alguém estiver com a garganta inflamada, cortamos uma romã ao meio e fervemos em meio litro de água. Deixamos esfriar. Depois, tratamos da inflamação com gargarejos, três vezes ao dia. A romã também pode ser usada para prevenção. Tiramos a semente e deixamos a casca secar. Guardamos a casca para fazer um chá em época de gripe. Toda a família vai tomando este chá e ninguém fica com gripe.




As numerosas utilidades do vinagre orgânico

Usamos o vinagre como tempero em saladas e alimentos crus, bem como para conservar verduras. O vinagre ajuda a digestão e torna os alimentos mais saudáveis. Todos os tipos de vinagre matam germes e bactérias. Por esse motivo, devemos temperar a salada com vinagre e azeite em vez de maionese.

Entretanto, o vinagre é muito mais do que um ingrediente na cozinha. Ele tem poder curativo e serve até de cosmético.

·
O vinagre ativa a circulação do sangue, alisa a pele e mantém a sua proteção ácida.
·Em caso de picadas de insetos, passamos um pouco de vinagre (não diluído) no local. Isso desinfeta, tira a dor e o inchaço.

Enxaguando o cabelo com vinagre de frutas, devolvemos o brilho ao cabelo.
(Ilse Auerswald - Natur und Heilen, julho de 2004)
Cravos reduzem a pressão arterial

Tenho 64 anos. Desde que tomo cada manhã "água de cravos" minha pressão não subiu mais. Deixo cinco cravos de molho durante 24 horas em um copo d'água. Depois bebo o líquido - obviamente sem os cravos. (Fritz, PullsTipp, n º6, junho 2004)

Abaixando a pressão arterial

Para abaixar a pressão arterial muito elevada de forma suave é preciso respirar profundamente. Freqüentemente, a pessoa esquece e respira apenas superficialmente.
Além disso, você pode beber água de cravos. Colocamos oito cravos em meio copo de água. Após 24, horas peneiramos e tomamos a água. Isso ajuda a diminuir a pressão.

Maneira simples de aliviar a dor de cabeçaColoque casca de limão sobre a testa e deite para descansar durante meia hora . Logo, logo você começa a sentir o efeito.

Respiração Profunda para crise cardíacaVocê está só. O que fazer perante uma crise cardíaca.
Você chega em casa, cansado, estressado. De repente, você sente forte dor no peito, que começa a irradiar aos braços e ao queixo. O hospital mais próximo está longe...

Infelizmente esse é um caso freqüente. O coração pára de bater normalmente, a pessoa começa a sentir-se fraca e, em uma dezena de segundos, perde a consciência - geralmente antes da chegada do socorro que ela chamou.

É importante saber que ela pode socorrer-se tossindo fortemente várias vezes, respirando profundamente antes de cada tossida. A respiração precisa ser profunda e prolongada, como para expulsar secreções do fundo do peito. É necessário intercalar profundas respirações entre as tossidas e repetir essa seqüência sem parar a cada dois segundos - até a chegada do socorro ou até que os batimentos cardíacos voltem ao normal. As respirações profundas levam oxigênio aos pulmões e as tossidas ativam a circulação sangüínea massageando o coração e ajudando-o assim a retomar seu ritmo original.

Conselhos no comunicado “Cuidados com a Saúde” do Hospital Geral de Rochester. (Votre Santé, nº 30, março 2002)


Rabanete contra tireóide
Na Rússia, rabanetes são usados há muito tempo para tratar problemas de tireóide. Os pesquisadores russos notaram que uma substância química presente nos rabanetes ajuda a equilibrar os níveis dos hormônios da tireóide.

Compressa de cebola para dor de ouvido
Facilmente esquecemos essa ajuda simples quando a dor de ouvido é forte e precisamos agir depressa. O vapor da cebola melhora a circulação, aumenta a defesa e mata os germes.                                                                                                                                             Para a compressa, picamos uma ou duas cebolas, aquecemos com um pouco de água e colocamos dentro de uma meia de algodão. Deixamos durante duas a três horas sobre o ouvido que está doendo. Logo as dores diminuem e a infeção melhora. Caso necessário, precisamos repetir a compressa. Desta forma é possível evitar muitos antibióticos. Compressas de cebolas deveriam ser aplicadas o mais cedo possível, quando começa a dor de ouvido. Quando a inflamação já está muito avançada o edema pronunciado exige outras medidas. (Ariane Müller, Rostock / Natur und Heilen 6/2003).

Alho contra vermes
Quando eu era criança e tinha vermes ( oxiúros ou verme linha ) a minha avó receitava o seguinte:
três dias seguidos deveria tomar um copo de leite com dois dentes de alho amassados. O gosto era horrível. Entretanto, mais tarde isso também foi muito eficaz para os meus filhos. (PULstipp, dezembro, 2002)

Alho contra o infecção.
O alho é um antibiótico de largo espectro que até bloqueia a produção de toxinas por germes. Uma pesquisa mostrou que o alho é um antibiótico mais poderoso que a penicilina, ampicilina, dioxiciclina, estreptomicina e cefalexina, alguns dos antibióticos usados no tratamento do antraz.




A saliva mata bactérias e cura feridas

A saliva contém substâncias que matam as bactérias. Por issso, lamber pequenas feridas ajuda a curá-las. Entretanto, devemos usar a nossa própria saliva, porque a saliva alheia pode conter microorganismos contra os quais  não estamos imunes.




Fontes ricas de antioxidantes
As ervas com a maior atividade antioxidante pertencem à família do orégano. Pesando a mesma quantidade de orégano fresco, maçã e laranja, verificamos que o orégano é 42 vezes mais ativo do que a maçã e 12 vezes mais ativo do que a laranja. Ervas e condimentos frescos são mais saudáveis e contém níveis de antioxidantes superiores aos produtos processados. Por exemplo, a atividade antioxidante de alho fresco é 1,5 vezes superior ao alho em cápsulas. (Journal of Agricultural and Food Chemistry 1.11.01)

Combatendo a anemia
Misturamos um copo de vinho tinto com um ovo cru e uma colher de sopa de mel e bebemos - bem devagar - cada noite antes de dormir. Assim, enfrentamos a anemia e obtemos mais força.

Maracujá e diabete
A casca do maracujá é excelente fonte de pectina (fibra solúvel) que dificulta a absorção dos carboidratos.Por isso, o consumo de farinha de maracujá é indicado para o diabético, pois modula a glicemia sangüínea.  

Para obter a farinha, lavamos a fruta e retiramos a polpa (as sementes). Colocamos a casca na assadeira e levamos ao forno baixo até secar. Trituramos e peneiramos. Guardamos em vidro esterilizado, seco e tampado.
A farinha é consumida diariamente durante as refeições: meia colher de sobremesa (no suco, na sopa, no arroz e feijão ou no leite do café da manhã). Após quatro dias de uso, repetimos o exame de glicemia e constatamos a redução. O efeito é imediato, porém o consumo precisa ser contínuo. (Dra. Helena Bernardo)

Cebola contra diabete
As cebolas apresentam um forte poder curativo contra a diabete. Em muitas culturas a cebola pertence tradicionalmente aos remédios contra essa doença. O primeiro estudo científico indicando a cebola como remédio para o diabético data do ano 1923. Pesquisas recentes confirmaram o efeito da redução do açúcar no sangue (por exemplo, tomando 25 a 200 ml de suco fresco por dia). Parece que as cebolas atuam sobre o fígado.
(Natur und Heilen, março de 2002)

Atenuar dores dos doentes com artrite
Uma pequena quantidade diária de gengibre - que tem propriedades anti-inflamatórias - atenua as dores, diminui o inchaço e aumenta a mobilidade dos doentes com artrite.

Sal marinho como remédio

Banhar os pés em água morna com sal (1g. por litro) é uma maravilha para pés inchados e cansados. Também melhora a circulação. Contra caspa podemos esfregar o couro cabeludo, após a lavagem, regularmente com sal. Enxaguamos após 10 minutos com água morna. Contra dor de garganta e tosse diluímos uma colher de chá com sal em um copo d'água e gargarejamos duas vezes ao dia. Se o nariz está entupido, pingamos esta solução com a pipeta no nariz - o que podemos fazer até para o nenê.

Cataplasma de cenoura para a garganta irritada
Cathy Rogers, Seattle, EUA
Quando pacientes chegam ao consultório reclamando de dor de garganta, freqüentemente recomendo um cataplasma de cenouras.


Este é um remédio antigo que rapidamente alivia a inflamação de garganta. Para o tratamento, você precisa de uma cenoura grande, um lenço de algodão, um pano fino de algodão e um cachecol de lã. Ralamos a cenoura e colocamos no centro do lenço. Dobramos duas pontas opostas do lenço para achatar a cenoura. Colocamos em volta da garganta e prendemos o lenço com um alfinete. Mergulhamos o pano em água gelada, torcemos e amarramos em cima do cataplasma. Cobrimos tudo com o cachecol de lã e prendemos. Deixamos em volta da garganta de 30 a 45 minutos, ou até que o cataplasma fique quente. Repetir o tratamento tantas vezes quanto necessário (pode ser durante a noite inteira).

Um cataplasma frio melhora a irritação e reduz a inflamação e o inchaço. Também estimula a circulação e a drenagem linfática. Já experimentei o tratamento usando só uma compressa fria, mas é bem mais eficiente quando usamos também a cenoura.

Combatendo as hemorróidasNo tronco de uma bananeira fazemos um corte e colhemos a seiva que escorre em um frasco amarrado no tronco. Depois, pingamos gotas desta seiva sobre as hemorróidas. Repetindo essa aplicação a dor e as hemorróidas vão desaparecendo.

Própolis contra infertilidade e herpes genital
Uma pesquisa duplo-cega mostrou que a própolis (resina produzida pelas abelhas) constituí um tratamento eficaz contra a infertilidade associada com endometriose benigna. (Ali AFM, Awadallah A. Fertli Steril 2003; 80 (suppl 3): S32)
Herpes genital, a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo desenvolvido, pode ser difícil de tratar. Existe uma opção eficaz na própolis, que é rica em flavonoídes com propriedades antivirais. (Phytomedicine 2000; 7(1): 1-6Alho contra Herpes labial
A maneira mais simples de combater o herpes labial consiste em partir um dente de alho e passar na feridinha. O alho também é muito útil no tratamento do "pé-de-atleta". Quando aparece uma micose, passamos um dente de alho fresco, esmagado, entre os dedos do pé. Nenhuma lesão resiste a este tratamento.

Herpes-Zoster (cobreiro)
Tive uma faixa de herpes zoster (uma doença por vírus) nas costas, com dores fortíssimas. Após um tratamento no hospital, que não teve efeito, me lembrei da levedura de cerveja. Essa muitas vezes faz efeito para problemas neurológicos. Tomei 10 comprimidos com alta dose de levedura, três vezes ao dia. O resultado foi fenomenal - após oito dias não tive mais dor. A coceira das pequenas bolhas remanescentes melhorou rapidamente com aplicação de suco de aloe vera (babosa). Continuei essa terapia com levedura e babosa até me curar completamente. Desta forma, o herpes, que às vezes causa dor durante meses, durou apenas sete semanas. (Elvira Hoffmann-Kruppa / Natur und Heilen nº5 de 2003)


Desodorantes caseiros

Os desodorantes oferecidos no mercado contêm diversos produtos químicos prejudiciais à saúde (por exemplo, alumínio). É melhor utilizarmos um desodorante caseiro, como limão. Também podemos misturar álcool e água em partes iguais e juntar um pouco de bicarbonato de sódio. Outra opção é o Leite de Magnésia (hidróxido de magnésio), muito eficaz como desodorante.

Picada de abelha ou vespa

Use uma pinça para retirar o ferrão, sem fazer pressão, para evitar que o veneno se espalhe. Depois, aproxime uma vela acesa, durante um minuto, da picada (em distância suficiente para não se queimar). O calor destrói o veneno e a cura é mais rápida.









Mel e antioxidantes

Dr. Nicki Engeseth e seus colegas na Universidade de Illinois, EUA, comprovaram que, bebendo uma solução de mel, podemos aumentar o nível de antioxidantes no sangue. A solução de mel pode produzir o mesmo efeito de proteção contra o endurecimento das artérias como frutas e vegetais. Do estudo participaram 25 homens com idade entre 18 e 68 anos e mostrou que mel escuro é mais rico em antioxidantes do que mel claro. (Lorna Duckworth. Independent 20.8.02)
Beliscar alivia a fibromialgiaDurante 50 anos sofri muito de fibromialgia. Há um ano e meio não tenho mais dores graças a um método muito simples. Cada noite belisco com o polegar, o indicador e o dedo médio os meus músculos. Isso ativa a circulação do sangue e consigo dormir a noite inteira sem dor. Se alguma coisa dói durante o dia, simplesmente belisco o local. Não consigo nem acreditar que um método tão simples seja tão eficaz.

Vinagre protege contra enjôo durante a viagemDurante viagens longas, principalmente de carro, os meus filhos sofriam de forte enjôo e dor de cabeça. Então me lembrava de uma dica, dada por minha tia, que rapidamente resolvia o problema: "Tenha vinagre à mão, sob qualquer forma - pepino, milho ou cebolinhas em conserva para comer ou, então, coloque uma compressa embebida em vinagre diluído em água sobre a testa." Também alguns pingos de vinagre sobre pão ou verdura trazem alívio. De qualquer jeito, é importante beber bastante água - mesmo que seja necessário parar diversas vezes.

Dica para eliminar verrugasTinha uma verruga tão grande na planta do pé que me aconselharam a procurar um médico. Enquanto fiquei protelando a consulta, apareceram mais três. Ao visitar minha filha, falei do assunto e ela me aconselhou um meio simples e sem riscos - giz branco, usado na escola. Passei o giz tantas vezes quanto possível e me livrei para sempre das verrugas, sem injeção, sem bisturi ou cauterização!
Com uma simples linha de giz você também pode evitar que as formigas entrem em sua casa - elas não gostam de atravessar a linha e vão se dirigir a outro lugar.

Escaras
Enchemos um pote de barro virgem com água e colocamos embaixo da cama. Todas as manhãs, mudamos a água.

Gema de ovo é uma boa opção contra acneAnn Landers
Em 1969, comecei a ter uma acne muito séria. Fui a três médicos e gastei centenas de dólares em medicamentos que não funcionaram. No verão de 1970, uma indiana tocou meu rosto e disse que eu podia resolver o problema com gema de ovo: "Você coloca gema crua no rosto, deixa secar durante 10 minutos e lava. Faça isso todos os dias, durante um mês, que as marcas somem. Repita duas vezes por mês durante três meses e, novamente, se o problema recomeçar."
Desde então, já falei para várias amigas sobre a cura da gema e o sucesso tem sido fenomenal.
Uma dermatologista de New York explica: "Durante muitos anos, aplicações tópicas de vitamina A foram prescritas por médicos como tratamento para a acne. Como a gema do ovo é ótima fonte de vitamina A, não é de surpreender que a gema crua melhore as lesões da acne. Algumas vezes, há uma base científica simples para o sucesso de remédios caseiros."

Você queimou a mão com água???
Na hora da queimadura, seja lá a extensão que for, a primeira providência é colocar a parte afetada debaixo de água fria corrente, até que o calor diminua e pare de queimar as diversas camadas da pele. Depois, passamos clara de ovo, levemente batida, para que seja mais fácil de aplicar. Veja o depoimento a seguir:

"Manuseando a chaleira ao aquecer a água, uma moça queimou grande parte da mão. Colocou a mão sob a torneira durante algum tempo para tirar o calor inicial, porque a dor era violenta. Depois abriu dois ovos, separou as claras e bateu um pouco. Colocou as claras sobre a queimadura, deixando secar até formar uma película de colágeno natural. Ficou pelo menos uma hora colocando camadas de claras na mão. À tarde, não sentiu mais dor alguma e, no dia seguinte, havia apenas uma marca vermelha arroxeada. Achou que ficaria com uma cicatriz horrível. Para sua surpresa, após 10 dias, não havia nenhuma marca do acontecido, nada.... Nem a cor da pele mudou. A parte queimada foi totalmente recuperada pelo colágeno existente na clara que, na verdade, é uma placenta cheia de vitaminas". (mensagem da ONG Elo Ambiental)



Controle de piolhos
Uma receita considerada excelente por várias mães é deixar um maço de arruda em infusão em um litro de álcool até que a arruda fique esbranquiçada. Passamos nos cabelos, abafamos com touca por meia hora e lavamos em seguida, passando um pente fino. (Escola Aitiara, Botucatú)

Laranjas perfumadas  Espetamos cravos cobrindo toda a casca da laranja. Dependurando essa laranja, podemos sentir o perfume gostoso que exala. (Kathrin Rüegg)

Duas fórmulas para que as formigas passem longe de sua casa

A. Contra as formigas caseiras, polvilhamos bicarbonato de sódio. (Fonte: Nora Alemán) B. Utilizamos com êxito o seguinte truque para espantar as formigas:
· seguimos o rastro ou a fileira até detectar o lugar mais próximo da sua entrada; 
· delimitamos a passagem das formigas com um dente de alho (como se esfregássemos no pão).  Não precisamos de uma quantidade muito grande; 
· em sucessivas vezes, delimitamos cada vez mais o perímetro até localizar a entrada do formigueiro e fechá-la com algum material; 
· também podemos utilizar cravo ou talco para interromper o rastro.(Bienvenido Prados. La Garrotxa, Girona) 

Canela contra mosquitos

Para afugentar os mosquitos no lar, aconselhamos espalhar, ao redor da casa - salas, dormitórios, cozinha etc. -, saquinhos pequenos cheios de canela. Não falha!  (Carmen Soto. El Puerto de Sta. Maria)  

Limão com cravo-da-índia
Proteção eficaz e cheirosa contra mosquitos. Este método caseiro é tão eficaz como a espiral, sem produzir a fumaça desagradável. É muito mais eficaz do que os protetores elétricos e as velas. Existem diversos produtos domésticos (aerosol, spray, espiral para mosquitos e pastilhas para aparelhos elétricos) que põem em risco a saúde. Verifique a inscrição na embalagem que diz: "Não deve ser inalado, ingerido ou absorvido pela pele". Se o produto fica no ambiente a noite toda, como evitar sua inalação?

Própolis na prevenção de cáries
Um artigo publicado em Caries Research, 1991, indica que podemos prevenir cáries dentárias com própolis. Resina coletada pelas abelhas, a própolis é importante na defesa da colméia devido à sua função antimicrobiana. No estudo citado, a incidência de cáries caiu consideravelmente com o uso da própolis, sem qualquer efeito colateral.

Alho contra frieira persistente
Principalmente quando o tempo está úmido e quente a minha frieira provoca coceira desagradável. Após diversas experiência mal sucedidas encontrei um remédio caseiro. Esfregando diversas vezes os locais com um dente de alho fresco partido ao meio a "teimosa" frieira desapareceu. (Katrin Fugger)

Remover uma lasca sem pinça e agulha
Para retirar uma lasca do dedo cobrimos a lasca exposta com um pedaço de esparadrapo.
Puxando o esparadrapo removemos a lasca com facilidade e sem dor.

Para queimaduras
Colocamos batata inglesa ralada sobre a queimadura de 1º e 2º grau. Espalhamos e deixamos 1/2 cm durante uma noite inteira. Colocamos a camada seguinte sobre a anterior seca. Usamos duas vezes ao dia para queimadura de 1º grau e quatro vezes ao dia para queimaduras de 2º grau.

Mãos úmidas
Quem tem as mãos sempre úmidas pode, cada manhã, colocar quatro a cinco gotas de suco de limão (de preferência de cultura orgânica) em cada palma e friccionar até absorver. O suco de limão também é um excelente desodorante nas axilas.

Como limpar os olhos de maneira natural
Enchemos o copinho plástico para banho ocular com água e quatorze gotas de suco de limão. Encostamos o copinho no olho e piscamos doze vezes. Jogamos a água fora e preparamos outra solução para o outro olho. Assim, limpamos os olhos de maneira natural permitindo que a luz solar ative as glândulas pineal, tireóide e timo. Isto estimula a produção de melatonina e mantém a pessoa ativa e alerta. (Orientação recebida do médico indiano Dr. Ramchand Bulchand,
http://www.bulchand.com/ durante o seminário prático realizado no 7º Congresso da União Vegetariana em Widnau, Suíça, em julho de 1999)
Veja também
www.geocities.com/hotsprings/2477/fitonews.htm

Chocolate amargo contra tinido

Catherine, 80 anos, sofre há muitos anos de tinido. Às vezes fica tão ensurdecedor como o barulho de uma máquina. Recomendaram-lhe comer diariamente, no desjejum, um pedaço de chocolate amargo. É importante que esse chocolate contenha 70% de cacau. (Raymond / PulsTipp)

Zinco reduz o zumbido nos ouvidos
Pessoas com zumbido sentem melhora significativa quando tomam diariamente 50 mg de zinco como suplemento. Um estudo indicou que, no final de dois meses, 46% daqueles que tomavam zinco tinham melhorado, o que não ocorreu com aqueles que tomavam um placebo. (Otol Neurotol, 2003). Apenas o chocolate escuro, sem leite, é saudável. O leite bloqueia a absorção dos anti-oxidantes saudáveis. (Bild Wissenchaft, 28.8.2003)

Trombose no aviãoFicar sentado no avião durante muito tempo pode - em vôos de longa distância - provocar  tromboses. Como prevenção, a Cruz Verde Alemã, recomenda tomar, antes do vôo, uma bebida contendo 30ml de suco de limão diluídos em água ou algum suco natural. ( g + e)

Cãibras musculares
Durante muitos anos, meu marido e eu sofremos de cãibras musculares nas pernas durante a noite. Então eu li que devemos colocar um pedaço de sabonete comum na cama. Achei isso um pouco estranho, mas decidi experimentar. Ainda no mesmo dia, resolvi colocar dois pedaços de sabonete em cada cama, bem perto das coxas. Desde então, tivemos cãibra apenas duas vezes porque o sabonete havia caído no chão. (Lilly, PULStipp, Suiça, janeiro 2003)

No marOnde existem águas-vivas, o melhor é ter sempre um frasco com vinagre na sacola de praia. Quando, ao nadar, encostamos na água-viva, que pode causar queimaduras na pele,  passamos o vinagre sobre a queimadura.

Para eliminar manchas de frutas nos tecidos é melhor usar suco de limão no lugar de leite quente. Pingamos algumas gotas de limão sobre a mancha recente e deixamos o suco penetrar. Depois lavamos a roupa normalmente. No tecido branco as manchas nem sempre desaparecem por completo. (K-Tipp)  Também podemos esticar o tecido com um elástico sobre uma xícara e depois despejamos água fervente sobre o tecido. A mancha desaparece imediatamente, mas é preciso verificar antes se a água quente não prejudica o tecido.  (H. Hirsch, Winterthur)

Sabonete para o espelho

Durante o banho muitas vezes o espelho do banheiro fica embaçado. Isso é possível evitar: esfregamos sabonete no espelho e polimos com papel higiênico. Desta forma o espelho não fica embaçado. (mdb, Ktipp, 2003)

Protegendo a cor

Botões coloridos de madeira nas peças de roupa não perdem sua cor durante a lavagem quando cobrimos com esmalte de unhas incolor.  (A. Kolb, Nidderau)

Aquecer para soltar

As etiquetas coladas sobre caixas de papelão aquecemos rapidamente com um secador de cabelo. Assim, elas se soltam sem problemas e a caixa não fica danificada. (B. Klaus, Zollikofen)


Umidade no armário

Para combater a umidade no armário podemos usar um pedaço de carvão vegetal. Colocamos o pedaço em uma tigelinha de vidro no armário. O carvão atrai a umidade. (F. Greinert, Wuppertal)


http://www.curaeascensao.com.br/alimentacao_saude/segredos_curam/segredoscuram20.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário